terça-feira, 9 de agosto de 2011

FEEDBACK DA ÚLTIMA REUNIÃO

 Reunião do dia 08 de Agosto, em Itabuna

Na reunião de segunda-feira, dia 08 de agosto, no Centro de Cultura Adonias Filho,  aberta  com  um poema de Valdelice Pinheiro, declamado pelo gestor cultural e ator Aldo Bastos, algumas cidades já definiram a data de realização de sua Conferência Municipal de Cultura. Além disso, outros assuntos importantes foram discutidos, a exemplo da Caravana FUNCEB que estará em Ilhéus para a preparação das Conferências Setoriais e a questão da Formação Profissional em diversos campos das atividades artísticas e gerenciais de Cultura.

Participaram representantes das cidades de Ilhéus, Una, Florestas Azul, Coaraci, Itapitanga, Itabuna, Canavieiras, Uruçuca e Buerarema e a Representante da Secult, responsável peloo Macro-Território Sul que inclui o Baixo Sul, Litoral Sul e Extremo Sul da Bahia, Raquel Galvão. Na oportunidade, Raquel falou da importância da realização das conferências e das ações do Estado  na região para atender as demandas culturais dos municípios. Fez um breve panorama dos objetivos de cada uma das conferências estaduais e se colocou à disposição para contribuir com o processo de construção das políticas públicas de cultura das cidades. 

André Luiz, Secretário do Conselho Municipal de Política Cultural de Ilhéus e Coordenador do CEDOC, da UESC, fez um breve relato sobre o VII ENECULT e da necessidade de se criar uma comissão que pudesse fomentar a criação de Conselhos de Cultura no Território nas cidades que ainda não possuem ou fortalecer os já existentes; o Diretor de Cultura de Coaraci, Valdilson Amorim chamou a atenção para a questão de capacitação em Projetos Culturais e de sua dificuldade com as ferramentas de construção dos projetos; Maria Áurea aproveitou a oportunidade e se colocou à disposição para orientá-lo no que fosse preciso; Mônica Rodrigues, representante de Buerarema, falou da falta de pessoal qualificado para ajudar nos trabalhos da Conferência de sua cidade; Pawlo, André, Áurea, Conceição e vários outros membros do FAEGSUL se colocaram prontos a construir o processo e fortalecer a Conferência de Buerarema, assim como as demais do Território Litoral Sul onde eles pudessem estar presentes.

Lula Dantas, coordenador da ACAI, Ponto de Cultura de Itabuna, propôs que a próxima reunião do FAEGSUL tivesse como pauta uma discussão conjunta dos projetos territoriais e que estes fossem levados para a III Conferência Territorial de Cultura, em outubro; Pawlo Cidade, comentou sobre a necessidade da criação de um consórcio de municípios que tivesse como meta a implantação do Sistema Municipal de Cultura, em pelo menos, 10 (dez), das 26 cidades do Litoral Sul até o dia 31 de dezembro de 2011. "Ilhéus irá encabeçar a proposta e incentivar a criação dos demais".

As representantes da cidade de Floresta Azul, Luciana, Nelma e Marília, disseram estar de "mãos atadas" ao constatarem que todo o material construído na última conferência municipal havia sido extraviado e não enviado para a SECULT e que, possívelmente elas iriam começar do zero. Mas, foram tranquilizadas pela Representante da Secult, Raquel Galvão e os demais membros do Fórum que isso não seria um problema pois todos estavam ali para cooperar no que fosse preciso.

Por fim, Pawlo leu a "Carta de Despedida" de Anderson Melo que precisou se afastar definitivamente da função de Representante Territorial por ter que assumir outro compromisso profissional. Lula registrou o momento, Áurea assumiu a Ata e todos celebraram mais uma reunião de trabalho do Fórum.

Clique no Menu CONFERÊNCIAS para saber a data de realização de cada município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário